Dia dos Pais

Neste domingo, comemoramos o Dias dos Pais. A data é comemorada em Portugal, no dia 19 de março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que nesta data, celebra São José, pai de Jesus. Aqui no Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o que acaba ocasionando uma variação da mesma. A implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas no comércio. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

É um pouco complicado expressar sentimentos sobre pai. Mas como estou às voltas sobre o que dar de presente ao meu, acabei me lembrando de coisas que aprendi com ele, e que foram muito importantes para mim. Meu pai é um homem valente. Enfrentou a vida para nosso sustento, fazendo viagens de trabalho, acordando cedo junto com minha mãe, para fazer nossas bolsas e refeições antes de nos levar para casa da minha avó, onde ficávamos até o término do dia de trabalho. Muitas vezes nos levava e apanhava no colégio ou outras atividades extra-escolares.

Papai conta que saia de casa comigo no carrinho, meu irmão pela mão, milhões de bolsas com fralda, mamadeiras, roupas e zilhões de coisas, que com certeza mamãe achava que íamos precisar. Que passava no Campo de São Bento, para pegarmos sol e brincar, e depois ainda andava uns oito quarteirões ate a casa de vovó, para subir com nós cinco andares, depois descer e subir novamente com carrinho e bolsas. Que saia com o coração partido e nós nem notávamos.

Pela vida afora, conhecemos várias pessoas e algumas acabam se transformando em nosso “melhor amigo”. Mas a verdade, é que o seu “melhor amigo” é o seu pai. Aquele que te ensina como apertar uma mão e olhar dentro dos olhos das pessoas. A não ter medo do trabalho e fazê-lo com dedicação. Fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando. A tratar os outros com respeito e educação. Mesmo que seja um simples gari, pois faz uma diferença muito grande para a pessoa que está ao seu lado. Que devemos cuidar e ajudar as pessoas em todos os momentos, e não só na hora da necessidade.

Meu pai não fala palavrão, nem em situações surpreendentes. Eu às vezes falo. Nada imoral. Com ele aprendo a ler além do óbvio e entender que o mundo não é sempre o que parece ser. Tomei paixão pela leitura, cinema, teatro, música, ballet, ópera. A primeira vez que eu fui ao cinema, ele me levou para ver “A Noviça Rebelde”. Acho que é por isso que gosto tanto de musicais e não deixo de ver nunca um, seja aqui ou na Broadway.

Já tivemos conflitos. Afinal, quem não os tem?Já ficamos sem nos falar. Já rimos tanto, que quase molhamos as calças. Choramos e nos abraçamos em situações, que preferia não ter vivido. Temos gostos parecidos. Conversamos sobre tudo. Travessuras da infância e passagens da adolescência. Histórias de Nova Friburgo, Leme, Ipanema, Niterói.

Até certa época, meus pais nos auxiliavam nos deveres escolares, mas depois chegou uma fase de trabalho e questões matemáticas, que acabou sendo inevitável a contratação de um professor particular. Lembro-me que o homem sofreu na nossa mão. E chegou um dia, que ele deixou um bilhete para meus pais explicando o porquê de nos deixar. Lógico que não prestou!

Somos até hoje companheiros. Almoçamos todo domingo juntos. Invento mil lugares e coisas diferentes para fazermos juntos e com mamãe. Viajamos, pegamos um teatro, um cinema, ou almoçamos e jantamos fora. Cada hora, um lugar diferente. O que importa é estarmos os três juntos.

Pai, o que dizer de você? A cada dia que passa, eu só tenho a lhe agradecer, por você sempre estar por perto, quando preciso. Sua generosidade quando preciso de um ombro amigo. Suas palavras sábias. Por ter ajudado a me moldar. Obrigado pela forma que me educou, pela dedicação em muitos feitos escolares e culturais. Por sua presença em meus momentos alegres e tensos. Sou imensamente grato pelo exemplo de vida que me ensinou. Obrigado por me deixar ser seu filho.

Aproveite agora e abrace, beije e conviva com seu eterno e melhor amigo. Afinal, amanhã pode ser tarde demais e você com certeza vai se arrepender.

Feliz Dia dos Pais.

 

 

