Baixinho também curte moda.

Atendendo ao pedido do leitor Ricardo Abreu, hoje darei umas dicas sobre moda para homens de estatura baixa. Infelizmente, ainda que tamanho não seja documento, a média de altura do brasileiro, fica em torno de 1,70m. Se você está abaixo deste padrão, não se martirize, muitos famosos vivem a mesma situação e aprenderam alguns truques para alongar a silhueta e passar um ar mais elegante e esbelto.

O mundo da moda não pensa muito nos baixinhos, quando cria roupas. A dica para homens de baixa estatura é tentar parecer mais alto. Isto não é questão de insegurança ou baixa estima com o próprio corpo, é apenas uma noção básica de que os padrões de moda são bem rígidos e temos de nos adaptar. O primeiro passo é: acertar no tamanho da roupa. Nada de roupa grande ou número maior. Tente encontrar lojas que vendam em tamanhos específicos ou ainda procurar nas seções de adolescentes. Você pode se surpreender com alguns achados.

Considero o maior problema dos baixinhos, as calças. As calças mais justas alongam a silhueta, assim como o tamanho das barras, quanto menor, melhor. O corte reto a seco e com cós na altura da cintura é o mais indicado. Esqueça a calça “skinny”, pois ela só evidenciará mais seu biotipo. Evite barras dobradas, italianas, calças de cavalo baixo ou aquelas “pavorosas” saruel. Cintura baixa, mesmo na moda, tende a dar a impressão que suas pernas são menores do que já são. Nada de volume perto da cintura, pois você vai parecer mais gordo e não mais alto. Suas calças devem terminar em seus sapatos cobrindo suas meias, pois assim, passará a imagem de pernas mais longas. A bainha deve ficar 1 cm acima do salto do sapato. Está proibida bainha dobrada, ok??

As bermudas e shorts devem sempre mostrar o joelho, ou então ficar na altura dele. Se o comprimento da bermuda ficar no meio da canela ou mesmo um pouco abaixo do joelho a sua estatura vai diminuir um pouco. Nada de comprar um tamanho menor, pois você pode dobrar a barra e criar um look moderno e estiloso. Ah, sim, nada de bermuda capri, por favor!

Para blazers e paletós, invista nos modelos mais curtos que marquem bem a sua cintura e que contenham um ou dois botões, para formar um “V” e afinar sua silhueta. As cores escuras e modelos “risca-de-giz” são os mais recomendados. Lapelas mais estreitas e colarinhos mais discretos, assim como as gravatas “slim” e lisas, são bons recursos para alongar seu corpo. As mangas dos paletós tem que terminar na altura do pulso, pois do contrário, darão a impressão de que o paletó é de “outro defunto”.

Ao usar um sobretudo, as medidas ideais são as seguintes: o comprimento deve ser logo abaixo do joelho e as mangas devem cobrir o paletó ou pulover que estiver embaixo. Jaquetas mais curtas ajudam a equilibrar a proporção entre tronco e pernas. Tome cuidado com os casacos que apresentam muito volume no forro ou enchimento.

Camisas com listras verticais e mangas longas ajudam a dar a impressão que o tronco é mais comprido, se usadas por dentro das calças. Ficam melhores ainda se forem com modelagem mais perto do corpo, pois dá a impressão de que o tronco é mais alongado. Homens mais baixos devem usar camisetas com a gola em “V”, “U”, Henley e mangas raglãs, pois criam o aspecto mais alto. Nunca ultrapasse o cavalo da calça.

Prefira listras verticais, pois elas ajudam a te fazer parecer mais alto. Fuja de camisas xadrez e/ou coloridas. Cores escuras tendem a ter um efeito emagrecedor, alongando homens mais baixos. O mesmo acontece com tecidos mais leves. Modelagem e cortes dão um diferencial fundamental para deixá-lo com a sensação de mais alto. Evite muita mistura de cores. A melhor opção é escolher uma cor e combinar as peças com suas nuances próximas. Quando você usa a parte de cima e a debaixo de cores diferentes, você acaba parecendo mais baixo do que realmente é.

Nas camisas sociais, optem por colarinho inglês. Por ser mais longo, ajuda tanto quem é baixo, como também aqueles que possuem o rosto mais cheio. Não use camisas muito longas para fora da calça, porque dão a impressão de que suas pernas são mais curtas. Utilizar roupas com o tamanho certo é bastante importante no seu caso, pois ajudam a dar a ilusão de que é maior.

Calçe sapatos grandes e não tenha receio de usar sapatos com um solado mais grosso, com salto ou ainda com “elevação” embutida. Há algumas palmilhas que aumentam a estatura em até 5 centímetros e em alguns modelos em até 7 centimentros. Ao comprar sapatos com solas mais altas poderá adicionar com facilidade alguns centímetros ao seu tamanho. Abuse de botas, botinas, sneakers, sempre com meias entre o tom do sapato ou da calça.

Não ouse na cor dos cintos, mesmo os esportivos. Prefira sempre um do mesmo tom das calças. Compre cintos que possam ser ajustados ao adicionar mais furos. Abuse do xadrez míudo, pois por ser menor tira um pouco a evidência da altura. Combine-as com uma camisa de gola V por baixo, o que dá a ilusão de que você é mais alto.

Agora uma ultima dica: cabelos curtos funcionam melhor para homens baixos. Os cabelos longos tendem a esconder seu pescoço e ombros, dando a impressão que seu corpo e cabeça são apenas uma parte só em seu corpo, não ajudando na idéia de parecer mais alto.

A roupa certa e o estilo certo podem fazer você ficar muito bem, independente de sua altura, né baixinho??

Anúncios