COLETES MASCULINOS

 

A moda masculina está evoluindo rapidamente, e graças a Deus, os homens modernos, estão abrindo os olhos, e aceitando que estar sempre com um visual bonito, moderno e atual, não compromete a sua masculinidade. Nos dias de hoje, o homem contemporâneo está mais preocupado com a aparência e por conta disto, passou a ler sobre moda, beleza, atividades físicas, dieta, gastronomia e ficar mais antenado com o que lhe cai bem e agrada a sua parceira. Já foi a época de que homem só lia revistas de mulher pelada e de automóveis. Pode observar isto, em algumas barbearias masculinas na cidade. O homem atual tem mais atitude. Até porque uma mulher pode até perdoar um homem que não cozinha, já àquele que não se cuida e além de tudo é desinformado, já é outra história.

 A idéia desse texto surgiu depois que observei em algumas festas e no dia a dia, que  uma peça mega tradicional, vem sendo usada frequentemente por alguns rapazes: o colete. Eu mesmo, uso muito. Nas vitrines, encontramos desde modelos tradicionais em cores sóbrias, até os mais coloridos e desenhados.  Eles são capazes de dar estilo a um visual bem informal, quando combinados com jeans e camisetas, mas também pode parecer uma fantasia de carnaval, se não souberem dosar as combinações.

Os coletes voltaram a serem usados de forma despojada ou tradicional. Existem muitas dúvidas ao usá-los.  Tudo depende do seu estilo e da ousadia, já que algumas combinações podem ser mais ousadas. Alguns acham os coletes brega, outros como músicos e atores, fogem do visual tradicional, quando utilizados com camisetas de gola V, pólos e até mesmo sem nada por baixo. Não há restrições para seu uso. Basta se identificar e adaptá-lo a seu estilo e ocasião. Mas, se o “corpitcho” não estiver em dia, opte pelos modelos de cores escuras, pois as tonalidades claras tendem a aumentar horizontalmente a silhueta. E por favor, “definam” os braços, mas nada de braço de açougueiro.

Usado desde o século XVIII, o colete era feito em tecidos nobres, com dois bolsos embutidos nas laterais e com botões na frente. A peça que já fez muito sucesso entre os homens, mas andava meio desaparecida, desde meados da década de 1980, retornou ao vestuário masculino, depois que alguns estilistas começaram a compor looks divertidos, modernos e roqueiros, principalmente nas passarelas. E pelo visto, não sumirá tão cedo.

Por ser uma peça requintada, deixa o homem com visual moderno, sem ter a obrigação de usar traje social, quando combinada com calça social, jeans de sarja e até bermudas. Por baixo do terno, eles ficam elegantíssimos e dão um look sofisticado ao conjunto, quando usadas com camisas sociais e gravatas bem finas, as skinny. Jamais combine com gravata borboleta em um look formal, ou você poderá ser confundido com um garçom.

 O colete é um acessório que combina super bem, se você souber fazer um estilo social despojado. O comprimento precisa de atenção, os mais curtos achatam o tronco e, consequentemente, a silhueta fica mais curta.  Vale a pena investir em um bom colete, pois ele consegue fazer um look simples ficar extremamente audacioso e moderno. Invista no liso, pois além de ser básico, é mais fácil de combinar com outras peças. Se gostar de misturar estilos, tenha listrado ou xadrez, pois são uma ótima opção para criar combinações. Fica ótimo quando acompanhado de chapéus.

O colete masculino pode ser normal, básico, social, em tricô, é encontrado com facilidade em lojas masculinas, e um fator interessante é que eles não possuem preços elevados, o que mais uma vez prova que para se vestir bem, não é necessário gastar muito. Tenha cuidado na hora de lavar seu colete, se não tiver uma “veia” Maria em você, opte pela lavanderia. Fique sabendo: mulheres adoram coletes, pois acham que o visual chic despojado, dá um ar meio “indie chic”, aos rapazes. Vai que você fica charmoso e deixa de ser um solteiro, hein?

Anúncios