DETONADOS, MAS CHIQUES!

Resolvi aproveitar o sol delicioso desse fim de semana e assim, convidei uma amiga para caminharmos no calçadão e depois almoçarmos em um dos meus favoritos restaurantes de Ipanema. Como a temperatura estava agradável, arriscamos a ir até o final do Leblon e depois voltarmos pela Ataulfo e Visconde de Pirajá, e com isso ver as tendências que já estão nas vitrines.

Observamos que durante nossa caminhada, as calças e bermudas rasgadas disputavam espaço com microfibra e xadrezes. Os “ripped jeans” estão aparecendo bastante no universo fashion e sendo adotados por homens e mulheres, que gostam dessa pegada grunge e irreverente.  O grande lance é misturar com peças mais sofisticadas e com isso, dar um estilo “casual chique”.

Esse tipo de jeans é uma ótima opção para combinar com camisas básicas ou sociais. Fica bem legal se combinada com uma t-shirt estampada e com frases interessantes e divertidas. Podem ser combinadas com tênis, chinelo e sapato. As sobreposições e lavagens são as mais diversas: indo do jeans claro ou escuro até os mais envelhecidos ou azulados, deixando o homem atual.

No ínicio dos anos 2000, muitas pessoas resgatavam calças ou bermudas antigas, e customizavam, dando uma nova roupagem aos velhos jeans. Nada melhor do que reaproveitar aquela roupa que não usamos mais, não é mesmo?  Lembro-me que uma vez, fui de férias para Aspen, e resolvi com minha prima, que deveríamos comprar um jeans detonado. Compramos sim, pagamos quase US$ 80, por um Levi’s 501, e quando resolvemos usar num jantar em Las Vegas, quase fomos “incinerados” pela minha Tia, que disse que aquilo não era traje para jantar com ela. Afinal, estávamos no MGM. Acabamos jantando no quarto, só por pirraça!

Algumas pessoas “detonam” seus jeans, usando lâmina de barbear, tesoura ou pedra-pome. Eu confesso, nunca usei. Talvez por não ter habilidade nenhuma. O máximo que até hoje fiz, foi cortar a barra dela e deixar aqueles “fiapos” pendurados. Como o jeans combina com tudo, os “detonados” ficam legais com coturnos, apesar de que acho bem interessante quando usados com um sapato estiloso e camisa social pra fora da cintura. Você pode estar de calça jeans rasgada, mas se os sapatos forem de boa qualidade seu visual estará seguro. Apesar de alguns serem mais radicais, gosto mais dos jeans rasgados no joelho, canela e coxas. Considero deselegante quando rasgados na altura do “bumbum”.

Apesar do final do inverno batendo à nossas portas, a temperatura à noite ainda permite apostar na combinação do blazer com jeans rasgados.  A dobradinha sai do lugar comum e deixa a produção fashion, mas elegante. Lembrando que calça MUITO rasgada é tosco! Você pode estar montado nas grifes, mas não vale ficar parecendo que saiu eleito o Mister Laje Universo!

Se você for participar de uma entrevista de emprego, siga a linha “menos, é mais”.  Por mais que o “dress code” do cargo pretendido seja informal, jeans rasgado não fica bem.      Opte por um jeans escuro, uma camisa de algodão em tons claros e um bom mocassim. Mostre-se em sintonia com o ambiente, porém mostranto que você tem estilo.

É óbvio que usar um jeans rasgado vai sempre dar um ar um pouco mais despojado e rebelde ao look, por mais que seja um leve esgarçamento no tecido, não cabe usá-los em casamentos ou eventos formais, que exigem traje passeio completo.  Deve-se sempre usar o bom senso na hora da escolha do que vestir. Nesses ambientes, o melhor é adotar um visual antenado, mas clássico.

Você tem coragem de usar um jeans rasgado? Já detonou algum em casa? Então é hora de pegar uma lixa e detonar sua calça ou bermuda. Só tenha prudência na hora H, pois assim, você não vai ter que correr a uma loja e pagar o preço absurdo por uma calça destruída!

Anúncios