Eu não palito, tu palitas?

Quem frequenta restaurante ou almoça fora todo dia, tem sempre uma dúvida. Palito de dentes pode ou não ser usado? A resposta é NÃO!!! Nunca, nunquinha, “never”, jamais! Não há nada mais deselegante e anti-higiênico do que palitar dentes. Por favor! Nem em casa, nem à mesa, muito menos em lugares públicos.

 Você sabia que os populares palitinhos de madeira, foram criados pelo americano  Charles Foster, após uma visita ao Brasil, onde se encantou com a beleza do sorriso das brasileiras, que usavam palitos de salgueiro para higienização? Pois é, o danado copiou a idéia e ficou milionário.

 Essa semana fui almoçar num restaurante que adoro, na mesma rua que morei em Ipanema. A rua é agradável, o restaurante aconchegante, serviço perfeito, pratos saborosos, preço justo.  Estava eu tão contente, aproveitando uma tarde de folga, quando resolvi que ia matar minhas saudades e ter algumas horinhas cercado de gente bonita, descolada e com educação. Porque quem trabalha pelos arredores da Lapa, sofre todo dia com a falta de bons restaurantes, preços justos e gente civilizada então, nem se fala.

 Bem, voltando ao tema de hoje, estava eu apreciando meu risoto de arroz negro, com farofa de focaccia e tornedor, quando volto à realidade e meus olhos se direcionam a uma mesa perto  da minha, onde tinha um casal tão bem vestido, tão bem arrumado, mas com palitos de dentes, nas mãos! Gente, confesso, quis me levantar e sair correndo e entrar na primeira livraria e comprar um livro da Danusa Leão ou da Claudia Matarazzo e dar de presente. Seria deselegante?

 O casal conversava e gesticulava com o palito na mão. O palito ia da boca, para o ar, para a taça de Rosé, para o petit-gateau, depois para o cafézinho e eu alí, com medo daquela “persona non grata” vir parar no meu risotinho, no meu Prosecco, ou pior, em cima de mim! Socorro! Pára o mundo que eu quero descer! Eu já tava ficando desesperado à ponto de pedir ao garçom outra mesa, ou até mesmo a conta. Mas, sangue de Jesus tem poder e o Altísssimo mandou uma luz! O casal já tinha pago a conta e estava se levantando para ir embora e eu ia poder terminar meu almoço sem risco de algum OVNI, me pertubando. Deus é Pai!

 Raros os restaurantes que hoje em dia, colocam à mesa, paliteiros ou palitos individuais. Esse mesmo, não tinha nas suas mesas. Os restaurantes hoje estão oferecendo fio dental e antisséptico bucal, em seus banheiros. É terrivel você ter que ver uma pessoa com aquela tradicional “mão-na-frente”.  Chama atenção da mesma forma. E aquelas pessoas que não se contentam em apenas palitar os dentes, precisam ficar chupando os dentes e sair com aquele palito pendurado no canto da boca. Parece um ogro, um sem-educação. Ok confesso tô transformando o “indefeso palito”, num vilão à altura Hannibal Lecter.

 Frágeis, estes palitinhos podem se quebrar, ficando presos entre dentes ou seus pedaços podem machucar a gengiva ou até mesmo nela ficarem cravados. Portanto para sua saúde bocal, palitar os dentes: NÃO!!!! Há sempre a alternativa de ir ao banheiro e fazer toda a higiene dental. Basta andar sempre com sua escova de dente, fio dental e antisséptico bucal em sua necessaire ou escolher um restaurante que tenha ao menos o fio-dental no banheiro, porque sair com restolho de comida nos dentes, não dá ibope!